Bolsonaro ultrapassa Lula na corrida presidencial, diz pesquisa Futura Modal

Pesquisa Modal/Futura divulgada nesta quinta-feira (8) mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na frente do ex-presidente Lula (PT).

Redução da inflação puxada pelos combustíveis e energia, melhoria da economia, queda do desemprego e benefícios sociais turbinados estão entre as coisas apontadas para o crescimento de Bolsonaro. A efetividade da campanha de Lula tem sido má avaliada.

Entrevistei José Luiz Orrico, responsável técnico pelo levantamento.

O que mostrou o levantamento

Cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos:

Jair Bolsonaro (PL): 41,8%

Lula (PT): 35,7%

Ciro Gomes (PDT): 7,7%

Simone Tebet (MDB): 5,4%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0,7%

Pablo Marçal (PROS): 0,5%

Felipe d’Ávila (Novo): 0,2%

Léo Péricles (União Popular): 0,2%

Sofia Manzano (PCB): 0,2%

Vera (PSTU): 0,2%

Constituinte Eymael (Democracia Cristã): 0,1%

Não sabe/não respondeu/indeciso: 4,1%

Branco/nulo: 3,2%

Se os candidatos fossem apenas Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), o atual presidente também lideraria as intenções de voto:

Jair Bolsonaro (PL): 41,9%

Lula (PT): 35,4%

Ciro Gomes (PDT): 9,8%

Simone Tebet (MDB): 6,6%

Não sabe/não respondeu/indeciso: 2,8%

Branco/nulo: 3,5%

No cenário espontâneo, em que não é apresentada lista de candidatos ao eleitor, há empate técnico entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT):

Jair Bolsonaro (PL): 41,2%

Lula (PT): 36,9%

Ciro Gomes (PDT): 5,4%

Simone Tebet (MDB): 2,8%

Pablo Marçal (PROS): 0,5%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0,4%

Felipe d’Ávila (Novo): 0,1%

Léo Péricles (União Popular): 0,1%

Sofia Manzano (PCB): 0,1%

Vera (PSTU): 0,0%

Outro: 0,1%

Não sabe/não respondeu/indeciso: 9%

Branco/nulo: 3,5%

Segundo turno

Em uma simulação de segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), há empate técnico. Veja:

Jair Bolsonaro (PL): 45,9%

Lula (PT): 44,7%

Não sabe/não respondeu/indeciso: 2,2%

Branco/nulo: 7,2%

Ainda de acordo com o levantamento, Lula lidera o índice de rejeição com 42%, com Bolsonaro com 38,7% de rejeição, que é um indicador importante para o segundo turno.

Análise da pesquisa

Pesquisa revela as marcas mais admiradas pelos capixabas | A Gazeta
José Luiz Orrico é Diretor Técnico da Futura Inteligência

Na opinião de José Luiz Orrico, os números mostram problemas da campanha de Lula. “Apesar da memória popular ser de um Governo Lula bem avaliado, a campanha tem sido problemática. Lula não está na rua direito. Faz poucos comícios e participa mais de eventos fechados, não está se expondo tanto”, avalia.

“A percepção de Lula é de que poderá vencer a eleição fácil. Então a campanha não está moderando o discurso e optando por falar preferencialmente para convertidos, o que é um erro estratégico”, afirma Orrico.

Enquanto isso, Bolsonaro “aparece em tudo que é lugar”. “A agenda da eleição está pautada pelo atual presidente, que demonstra uma capacidade impressionante. Parece estar jogando sozinho. Os outros candidatos gastam energia respondendo e criticando Bolsonaro ao invés de apresentarem a agenda e propostas de cada um”, explica. Um exemplo disso é que a preocupação com combate à corrupção aumentou de forma significativa nos últimos levantamentos, um discurso que Bolsonaro deve aproveitar ainda mais.

“Lula, por exemplo, poderia pautar a agenda do combate à fome, que é a principal preocupação do eleitorado, mas não tem aproveitado a oportunidade”, exemplifica. “Teremos uma campanha nos últimos 15 dias do primeiro turno muito pesada em que muita coisa estará em jogo”, conclui o pesquisador.

A Futura é uma empresa de pesquisas e dados capixaba com mais de 30 anos de atuação. O levantamento, encomendado pelo Banco Modal, ouviu 2.000 eleitores do país por telefone entre os dias 5 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-02618/2022.

Vídeo complementar

Vídeo que gravei em meu canal no YouTube no início de agosto sobre as tendências das pesquisas para a disputa presidencial.

Luan Sperandio

Luan Sperandio

Luan Sperandio é analista político, cofundador do Instituto Livre Mercado e associado do Instituto Líderes do Amanhã. É ainda podcaster da Gazeta do Povo e colunista do Folha Vitória. Foi eleito Top Global Leader do Students for Liberty.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn