Luan Sperandio

Análise baseada em dados, evidências e literatura científica para facilitar a compreensão da política, da economia e do mercado.

Análise baseada em dados, evidências e literatura científica para facilitar a compreensão da política, da economia e do mercado.

política, economia, filosofia, mercado

Quer liderar? Leia como o Bill Gates

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Bill Gates

Identificar as melhores práticas, se inspirar e as adaptar à própria realidade é algo padrão no mundo dos negócios, mas que pode ser a chave também para se tornar uma liderança melhor. Afinal, ao analisar as grandes lideranças, como Bill Gates, Jeff Bezos e Jorge Paulo Lemann, percebe-se que eles têm em comum a curiosidade e a busca incessante por conhecimento. A maioria dos CEOs lê muitos livros, e não apenas sobre negócios: temas como literatura, ficção científica e filosofia dominam os interesses.

Gates, por exemplo, cultiva uma média de cerca de 50 livros por ano desde os primórdios da fundação da Microsoft. Já afirmou em diversas ocasiões que “ler é o grande segredo de seu sucesso” e ainda acha que “os livros são a melhor maneira de explorar novos assuntos”. Ele traz outras lições valiosas sobre como cultivar esse hábito.

Mantenha o foco

Um dos principais skills para alcançar resultados de alto impacto é manter o foco e a concentração durante a execução de uma tarefa. Então, Gates diz para buscar ter foco pleno na obra para absorver o que é lido, reservando um tempo em sua agenda para leitura.

O empresário norte-americano trata o livro como instrumento de trabalho, rabiscando-o e buscando extrair os pontos mais importantes e principais da leitura, além de refletir sobre o conteúdo lido. Uma das dicas que ele dá para manter o hábito é só começar a ler o que você está realmente interessado para se certificar de que não abandonará o livro.

Além disso, outra lição importante do empresário sobre o assunto é ler da forma como é mais conveniente. Ele, por exemplo, prefere livros físicos. Também é o meu caso, mas não há qualquer problema em buscar livros digitais. Outra indústria que tem começado a ganhar mais espaço é a de audiolivros, que também pode ser uma forma efetiva de se instruir para pessoas que são mais sonoras, aproveitando o tempo enquanto se exercita ou se desloca.

Aproveite cada minuto

Gates aponta ainda que sempre carrega um livro consigo a fim de aproveitar eventuais gaps que surgirem em sua agenda também. Afinal, como o escritor francês Daniel Pennac conta na obra Como um Romance, é direito do leitor ler em qualquer lugar. 

Por fim, apenas se conquista grandes metas em longo prazo se há execução diária de pequenas metas. Um método eficaz de conciliar isso com o hábito de leitura é estabelecer os livros que se quer e pretende ler ao longo do ano e dividir a quantidade total de páginas, estimando o tempo diário necessário para tanto. 

Ler muito exige dedicação, organização e planejamento — habilidades que qualquer um que quer liderar precisa ter plenamente desenvolvidas. E não há como liderar com sucesso sem ter conteúdo e visão holística sobre o mundo, ideias e os fatos. Se mesmo no período em que presidiu uma das maiores companhias do mundo, Gates foi capaz de absorver tanto conteúdo, o que lhe impede de seguir o mesmo caminho?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa Lista de transmissão WhatsApp. (Coloque seu número com o DDD)